Meu contato!

Quem quiser falar comigo ou tirar alguma dúvida pode enviar um E-mail para: contatolusouza@gmail.com
Terei o maior prazer em responder todos!

domingo, 23 de maio de 2010

VISÃO GERAL SOBRE A TIREÓIDE

A pedidos aqui esta uma visão geral do que é a glândula tireóide, suas funções e o que ela pode causar!Visão Geral



A tireóide é uma pequena glândula endócrina localizada no pescoço, em frente às vias aéreas (traquéia) e abaixo do pomo-de-adão. Ela produz 2 importantes hormônios: o T3 e o T4, que são levados pela corrente sangüínea a todas as partes do corpo. Ela é bem parecida com uma bosboleta.

Os hormônios tireoidianos controlam o metabolismo, ou seja, a capacidade do organismo usar os nutrientes dos alimentos para armazenar energia, na forma de gordura, ou queimá-los para alimentar os órgãos e tecidos. O funcionamento da tireóide é regulado por outra glândula, a hipófise, localizada na base do cérebro. A hipófise produz uma substância chamada TSH (que é a sigla, em inglês, para “hormônio estimulador da tireóide”), que atinge a tireóide através do sangue e a estimula para produzir mais T3 e T4.

Os hormônios da tireóide controlam o funcionamento de praticamente todos os órgãos. Pequenas mudanças na quantidade dos hormônios tireoidianos no sangue fazem com que os órgãos trabalhem mais rápido ou mais devagar, e alteram a taxa de metabolismo (fazendo com que o corpo produza mais ou menos calor e consuma mais ou menos energia).

As principais doenças da tireóide são: o hipertireoidismo, o hipotireoidismo e os nódulos tireoidianos.

O hipertireoidismo acontece quando a tireóide produz mais hormônios que o normal. Isso faz com que o organismo todo funcione de forma acelerada, gastando mais energia e produzindo mais calor - como se fosse um carro em que o motorista anda o tempo todo pisando fundo no acelerador. Este problema acontece mais em mulheres, e pode atingir vários membros de uma mesma família. Uma das principais causas é a chamada Doença de Graves, descrita pelo Dr. Robert Graves em 1835.
(Leia mais sobre o hipertireoidismo clicando aqui)
O hipotireoidismo é a situação oposta, ou seja, é uma condição na qual a tireóide produz pouco hormônio (tireóide “preguiçosa”). Existem várias causas, mas todas elas produzem um quadro semelhante: o metabolismo se reduz (com menor produção de calor) e as funções do organismo, tanto física como mentais, ficam mais lentas.
(Leia mais sobre hipotireoidismo clicando aqui)Outro transtorno que pode afetar a tireóide é o crescimento de nódulos, que geralmente surgem como pequenos caroços ou como um inchaço localizado na glândula. Os nódulos podem ser únicos ou múltiplos, e são causados pelo crescimento excessivo de algumas células (formando nódulos sólidos) ou pelo acúmulo de líquido no interior da tireóide (formando cistos, ou nódulos císticos). Nódulos tireoidianos são extremamente comuns, podendo atingir até metade da população adulta (quando a tireóide é examinada por ultrassom), mas menos que 5% desses nódulos são maiores que um centímetro de diâmetro. Muitas vezes, os nódulos não são percebidos pelo paciente. Embora a grande maioria desses nódulos seja benigna, todos eles precisam ser avaliados cuidadosamente, já que:
- podem representar o crescimento de um tumor (câncer da tireóide);
- podem produzir muito hormônio tireoidiano e levar ao hipertireoidismo;
- podem ficar muito grandes e produzir pressão nas vias respiratórias (traquéia) ou digestivas (esôfago).
(Leia mais sobre os nódulos de tireóide clicando aqui)
Bócio é o crescimento exagerado da glândula tireóide como um todo, que pode ser visível (com aumento do volume da parte anterior do pescoço) e produzir incômodo devido à pressão que exerce sobre as estruturas do pescoço. Existem várias causas para o crescimento da tireóide. Uma causa muito comum no passado era a deficiência de iodo, um mineral importante para o funcionamento da tireóide. O iodo é mais abundante em regiões próximas ao mar, razão pela qual a sua deficiência era mais encontrada em regiões distantes do oceano. Entretanto, o bócio por carência de iodo tornou-se menos freqüente depois que o sal de cozinha começou a ser enriquecido com iodo. Algumas vezes o bócio pode cursar com hipotireoidismo ou hipertireoidismo. Alguns tipos de câncer da tireóide também podem se apresentar como um bócio. Por isso, os pacientes com bócio merecem ser avaliados por um endocrinologista.

Adaptado de textos da The Hormone Foundation – www.hormone.org

Beijos e QUE DEUS ABENÇOE VOCÊS!!!!

Um comentário:

  1. LU,não tenha medo.DEUS está com voce, todos nos venceremos juntos. Seja forte e confie em DEUS nosso pai.Fica com DEUS. Bjos.DOCEU.

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita! Em breve responderei! DEUS te abençoe! Lu