Meu contato!

Quem quiser falar comigo ou tirar alguma dúvida pode enviar um E-mail para: contatolusouza@gmail.com
Terei o maior prazer em responder todos!

quinta-feira, 20 de maio de 2010

COMO TUDO COMEÇOU!



Hoje vou contar como tudo começou, pois nem todo mundo sabe o que aconteceu e como aconteceu! Espero que esse meu blog possa ajudar a outras pessoas que estão passando ou sabem de alguém que esta passando por tudo que passei e ainda estou passando!!
Em Setembro de 2009 fui a um endocrinologista querendo emagrecer e ele me pediu para fazer uns exames, entre eles uma ultrassonografia da tireóide, e um exame de sangue para saber como estavam os hormônios que a tireoide é responsável pelo seu funcionamento.







O QUE É A TIREOIDE?
“A tireóide é uma glândula situada na base do pescoço e tem um papel muito importante na manutenção do peso corporal, do viço da pele e dos cabelos. Além disso, a tireóide também regula todo o metabolismo. Porém, quando a glândula começa a dar sinais de problemas, a harmonia do organismo pode ficar comprometida.
É muito comum surgirem nódulos nessa região. São pequenos caroços endurecidos que se formam ao redor da glândula, podendo ou não alterar a sua função, dependendo de sua natureza maligna ou benigna. Felizmente os tumores malignos na tireóide são raros e representam apenas 5% dos diagnósticos de nódulos. Quando detectada a malignidade do nódulo a cura é completa em 90% dos casos. É importante detectar o problema precocemente e realizar os exames necessários. “ (FONTE: http://fiquelinda.com.br)

No resultado da ultra, apareceu um único nódulo de 1 cm mais ou menos, no lado direito da tireóide. E o exame de sangue deu tudo NORMAL.
Voltei a ele e ele disse que eu não me preocupasse com aquele nódulo, pois era normal, e a grande maioria das pessoas tem nódulo na tireóide. Mas achei melhor procurar um outro médico endócrino para mostrar a ele, foi ai que ele disse para eu fazer uma biópsia desse nódulo.

“Quando o nódulo é detectado por meio de uma ultra-sonografia do pescoço, o médico vai solicitar a punção do caroço para reconhecer a sua natureza. O exame é simples e é realizado com a introdução de uma agulha fina que retira material para biópsia. Quando o nódulo é benigno, o tratamento normalmente é feito com reposição hormonal e exames de controle semestrais. Caso seja detectada a malignidade, aí é necessária a intervenção cirúrgica.” (FONTE: http://fiquelinda.com.br)

Em Outubro de 2009 fui a Natal e lá fiz a biópsia, vim pra São Paulo, sem saber do resultado, pois o mesmo só sairia com 10 a 15 dias.
Resultado da Biópsia: Minha mãe recebeu e quando levou ao médico, a primeira surpresa, o nódulo nem era maligno nem benigno, resumindo o resultado não era conclusivo! O laboratório errou? NÃOOOO!! Isso é absolutamente normal de acontecer!
Muitas pessoas esperam mais seis meses e refazem a biópsia. Mas no meu caso todos os médicos acharam melhor eu fazer a cirurgia para retirada desse nódulo.

Só fiquei sabendo do resultado em dezembro quando fui passar as férias em Natal. E ai fui ao cirurgião para marcar a data da cirurgia e ele explicar como seria tudo.

COMO FUNCIONA A CIRUGIA DA TIREOIDE:
“O cirurgião inicia o procedimento retirando uma parte da glândula que vai para biópsia no mesmo momento. A análise do tecido dirá se é necessária a remoção completa da tireóide. Se houver necessidade, a tireóide é completamente removida. A cirurgia é simples e costuma demorar duas horas, em média. O paciente fica internado de dois a quatro dias e a dor no pós-operatório é mínima. A cicatriz na base do pescoço também costuma ser discreta.” (FONTE: http://fiquelinda.com.br)


Minha Tireoidectomia(Cirurgia da tireóide) foi feita no dia 9 de fevereiro de 2010. E foi ai que veio a grande surpresa, na hora da cirurgia o médico retirou meu nódulo e fez a biópsia por congelamento e o resultado, foi um Carcinoma papilífero que é o mais freqüente, normalmente e de boa evolução. Ocorre em 75 a 80% dos casos de câncer da tireóide. E por esse fator foi feita a Tireoidectomia Total(a glândula tireóide foi retirada totalmente e não parcialmente como seria se o meu nódulo não tivesse sido maligno).








Graças a Deus, eu tava muito tranqüila e urgida pelo amor de deus!
Um dia antes da cirurgia eu fui a Comunidade Reviver pela Misericórdia(Comunidade católica – NATAL-RN), pois lá sempre tem o santíssimo exposto e pessoas maravilhosas que estão ali prontas para te atender e te acolher e comigo não foi diferente.
Pedi a Janete e Fátima para ter um atendimento com elas, elas oraram em mim,e me disseram que viram muita luz, e que eu era uma pessoa abençoda, que Deus estava comigo, que eu ficasse tranqüila. E era exatamente assim que eu estava, tranqüila e literalmente entregue nas mãos do meu pai maior, que nunca me abandou e não era ali que iria me abandonar... Saindo do atendimento fui para sala de oração onde lá o santíssimo esta exposto, e lá minha experiência com DEUS foi sem tamanho, porque eu olhando para DEUS, na minha mente veio claramente que meu nódulo ia ser maligno, mas que eu não temesse, porque ele estava comigo e que tudo naquele momento estava sendo curado.
No dia 09 fui para o Hospital cedinho, e para minha surpresa, quando me levaram para meu apartamento para me preparar para ir pro centro cirúrgico, a ala que me colocaram foi exatamente a ala de SANTA TERESINHA, que é a santa que esta sempre pertinho de mim, pois moro vizinho a sua igreja. E o mais incrível, sua imagem estava exatamente enfrente a porta do meu apartamento. Logo pedi a minha mãe que ela comprasse flores para ela. Santa Teresinha e Nossa senhora de Fátima aqui fica minha homenagem e agradecimento por tudo.
Quando saio da cirurgia eu ainda meio grogue e sem poder falar, mesmo assim, olhei pra enfermeira do CTI(Centro de terapia intensiva), falei bem baixinho: Tirou total? E ela com as mãos fez o sinal que sim.
Ali eu fiquei mas tranqüila ainda, porque tudo que DEUS em oração me revelou estava acontecendo... então chega a hora de ir para o apartamento...
Lá estava na porta do CTI, meu pai, minha mãe e minhas irmãs, todos meio apreensivos com minha reação e sem saber como iam me dizer!
Mas fui logo olhando pra eles e com as mãos apontei para meu pescoço e fiz o sinal que tinham tirado tudo. E minha mãe só balançou a cabeça dizendo que sim... e eu sorri pra ela... isso bastou para todos entenderem que eu estava consciente, preparada e tranqüila, porque Deus e Nossa Senhora estava comigo!

Aqui quero agradecer a todos os meus amigos e familiares que estavam lá me esperando no apartamento e a todos que rezaram e rezam por mim.

Minha recuperação graças a deus foi muito tranqüila... Assim que cheguei no apartamento, já tomei um suco(detalhe de mamadeira) rsrsrs, a garganta tava bem irritada que é normal, no outro dia já podia falar um pouco, minha voz tava bem roca e só senti um pouco de enjôo, a tarde tirei o dreno e no final do dia fui pra casa.


Em outra postagem falo do processo


Em outra postagem falo do processo da iodoterapia....

Beijoo a todosss fiquem com Deus!!!




4 comentários:

  1. Oi filhota, agora tbm estou te seguindo!!!!
    Amoooo vc!!!

    ResponderExcluir
  2. Lu, prima querida!! Que saudades, não vejo a hora de estarmos todos reunidos novamente, como nos velhos tempo de domingo, lá na casa de titia, para conversamos, rirmos etc. Tudo isso brevemente vai passar e a vida vai seguir seu curso normalmmente. Confiando sempre em Deus e nos entregando a Ele tudo se torna mais fácil. Davizinho está cada dia mais sabido, não para um só minutoooo, aga pique!!!!!Ele eh uma graça, quer fazer tudo que a gente faz, lindoooo da mamãe.
    Beijo enorme fiquem com Deus, mande um beijo para titia.

    AHH Davi tb tá mandando um beijinho e um abraço bemmmm apertado.
    Pri

    ResponderExcluir
  3. Ola nobre amiga!!!

    A minha situaçao é idêntica a sua, eu fui cirurgiado no dia 4 de março de 2010. EStou agora passando pela minha 1ª revisão. Adorei teu blog te peço autorizaçao para fazer o mesmo. Um blog sóbre a minha história. Um forte abraço. jonestrilhas@hotmail.com
    www.jonesetrilhas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita! Em breve responderei! DEUS te abençoe! Lu