Meu contato!

Quem quiser falar comigo ou tirar alguma dúvida pode enviar um E-mail para: contatolusouza@gmail.com
Terei o maior prazer em responder todos!

sexta-feira, 21 de maio de 2010

O QUE É IODOTERAPIA?


O que é iodoterapia?
Resp.: É um tratamento à base de iodoradioativo, I131. para pessoas que apresentam problemas na tireóide.

Para que serve?
Resp.: Serve para destruir células da tireóide que estão produzindo hormônios em excesso, no caso de pacientes com hipertireoidismo. No caso de pacientes com câncer de tireóide, o tratamento serve para destruir células cancerígenas que ainda se encontram no organismo do paciente.

Quem pode fazer?
Resp.: Pessoas com hipertireoidismo, câncer de tireóide, bócio, nódulos na tireóide, de acordo com a indicação do médico endocrinologista.

Onde é realizado?
Resp.: O tratamento é realizado em hospital especializado.

Existe preparo para realizar o exame?
Resp.: Sim.

Posso continuar consumindo o sal de cozinha antes da iodoterapia? E depois do tratamento?
Resp.: Antes do tratamento, durante o preparo para a PCI, será necessário utilizar o sal sem iodo.

No dia após a ingestão de iodo o paciente pode voltar a consumir o sal iodado normalmente

O que é Protocolo de Dose Máxima?
Resp.: São vários procedimentos que são realizados para ser determinada a dose máxima de iodo que o paciente pode ingerir sem afetar a medula óssea.

Quais as reações após a ingestão de iodo radioativo?
Resp.: As reações são variadas e dependem de paciente para paciente e da dose ingerida.

Qualquer pessoa com problema de tireóide pode fazer o tratamento com iodo?
Resp.: Não. Mulheres grávidas ou que estão amamentando não podem fazer o exame ou o tratamento.

Quanto tempo demora para surtir efeito?
Resp.: Vai depender do estágio em que se encontra a doença no paciente.

Posso engordar com o iodo?
Resp.: O iodo não engorda. O que acontece é que o preparo e a dieta levam o paciente a ficar com hipotireoidismo, o que pode levar o paciente a engordar ou não.

É verdade que o paciente fica sem saliva depois do tratamento?. Existe solução?
Resp.: Sim. Depende de pessoa para pessoa. A solução é o paciente beber água constantemente.

Devo suspender o hormônio durante o tratamento?
Resp.: No dia seguinte após a ingestão do iodo o paciente já volta a ingerir o hormônio da tireóide. A dosagem inicial sempre é mais baixa do que a que o paciente estava ingerindo antes do tratamento, aumentando após alguns dias.

Posso ter alguma alteração de humor durante o preparo para a iodo?
Resp.: Sim. Como o preparo leva ao hipotireoidismo, muitas vezes o paciente apresenta alteração de humor ou outros sintomas psíquicos.

O que significa mCi?
Resp.: É o valor da medição de iodo: miliCurie. O paciente pode ingerir, por exemplo, 150mCi, 400mCi etc.

A pessoa fica internada para tomar iodo?
Resp.: Depende da dose que precisará ingerir. Doses pequenas (no caso de hipertireoidismo) o paciente ingere e volta para a casa no mesmo dia, mantendo os cuidados necessários. No caso de doses mais elevadas, o paciente ficará internado, em completo isolamento, em quarto especial.

Qual a dosagem de iodo que o paciente toma para fazer a PCI(PESQUISA DO CORPO INTEIRO)?
Resp.: O paciente ingere apenas 2mCi de iodoradioativo para fazer a PCI.

Qual o nome do aparelho que mede o nível de radiação do paciente?
Resp.: O aparelho chama-se MEDIDOR GAIGHER.

Como é o quarto onde fica o paciente quando recebe o iodo?
Resp.: Fica, geralmente, em quarto com paredes revestidas de titânio, para que a radiação não ultrapasse as paredes, afetando, assim, outras pessoas de fora do local. Não é permitida a entrada de visitantes no quarto. Apenas um especialista entra no quarto uma vez por dia para fazer a medição de radiação que o paciente ainda possui para saber quando ele poderá receber alta. Na porta do quarto existe uma janela por onde são entregues as refeições do paciente.

O que o paciente precisa levar para a internação na iodoterapia?
Resp.: Depende do hospital. O paciente deverá usar uma peça de roupa (pijama, camisola) por dia, assim como a troca das toalhas também deverá ser diária. Poderá levar livros e revistas para se distrair. O uso do celular é permitido. Os quartos geralmente possuem televisão, interfone e alguns internet. O paciente pode levar balas para estimular a salivação.

O paciente fica sozinho no quarto ou acompanhado?
Resp.: Fica sozinho.

Como é o iodo. Tem gosto. Como é ingerido?
Resp.: Um comprimido. O iodo é incolor, sem gosto. É ingerido via oral, em um recipiente próprio, em que o paciente não coloca a mão. O médico se aproxima com o comprimido e paciente o ingere.

Como o paciente sabe que pode ter alta?
Resp.: Diariamente, após a ingestão do hormônio, um(a) físico(a) ou médico(a) faz a medição da radiação do paciente. Quando a radiação atinge níveis que não prejudiquem o contato com outras pessoas, o paciente terá alta. A quantidade de dias de internação varia de paciente para paciente, da quantidade de iodo ingerido, da capacidade do organismo eliminar o elemento.

Por que o paciente precisa chupar limão durante a internação?
Resp.: O iodoradioativo ¨seca¨ a saliva do paciente, por isso é recomendada a ingestão de muita água e de limão para estimular as glândulas salivares durante a internação.

É necessário levar limão e#ou outros alimentos para a internação?
Resp.: Não. O hospital fornece toda a alimentação necessária. O paciente pode levar apenas balas, se desejar.


Após a alta o paciente pode ir para casa em transporte público?
Resp.: Não. O paciente deverá evitar transporte público. Deverá ir de carro, de preferência no banco traseiro, atrás do banco do passageiro.

Quais os outros cuidados que o paciente deverá ter ao sair da internação?
Resp.: O paciente deverá evitar contato com mulheres grávidas, idosos e crianças. Ao chegar em casa, deverá ficar em quarto separado dos demais da casa. Ao usar o banheiro, deverá dar de 4 a 5 vezes a descarga d´água, lavar bem as mãos, usar uma roupa por dia, trocar a roupa de cama diariamente, comer e beber em recipiente descartável.

A roupa usada na internação pode ser usada pelo paciente imediatamente após a alta. Precisa ser jogada fora?
Resp.: A roupa usada na internação deverá ser lavada e enxaguada várias vezes e ficar guardada por algum tempo. Não precisa ser jogada fora. Tem hospital que oferece já a roupa descartável.

Quanto tempo o paciente precisa ficar no quarto isolado após retornar para casa?
Resp.: Depende de cada caso.3 dias mas pode chegar até 7 dias.

Que tipo de alimentação é necessária após a iodoterapia?
Resp.: A alimentação volta ao normal após o primeiro dia da iodoterapia

Preciso suspender todos os remédios antes e durante o tratamento?
Resp.: Você só precisará suspender o hormônio da tireóide antes do exame e os remédios para arritmias cardíacas, mas somente sob orientação do seu médico. Evite, também, remédios de cor vermelha, roxa, laranja e rosa, pois podem conter corante à base de iodo. Outros remédios como cálcio, colecalciferol (vitamina D) e analgésicos podem ser tomados normalmente.

Por que devo evitar os chás?
Resp.: Você pode beber chás, desde que não sejam: mate, verde, preto e os de caixinha. Mas pode tomar chás de hortelã, camomila, erva doce, por ex., naturais.

O sal sem iodo pode ser consumido por tempo indeterminado? E por qualquer pessoa?
Resp.: Tanto o excesso como a falta de iodo podem provocar problemas na tireóide, por isso a ingestão do sal sem iodo por tempo indeterminado é desaconselhável, mas pode ser consumido por qualquer pessoa, pois não causa danos. Este sal também não tem gosto diferente do sal iodado.

5 comentários:

  1. Lu entender tudo facilita muita coisa. Que bom a gente poder acompanhar tudo. Milhões de beijos. Força amiga. Amo tu.

    ResponderExcluir
  2. Lu muita boa a sua ideia.
    Isso com certeza ajudará muitas pessoas que estão nessa nossa mesma situação.
    Como voce sabe ja passei por isso em 2008 e estou passando novamente agora, pois é estou entre os 10%. Mas sem problemas. Quem tem Deus no coração não tem o que temer.
    Olha so posso te dizer que continue nesse caminho lindo que esta, junto com o nosso pai Jesus e nossa mãe Maria. Voce ja é uma vencendora e uma pessoa a quem devemos nos espelhar.
    Bjs te amo.

    ResponderExcluir
  3. OLA, estou para fazer a cirurgia ,tenho 51 anos
    nem mesmo desconfiei ter algum problema na tirioide ,foi um choque pois fui ao medico para emagrecer e sentindo varios sintomas que pensando seria só da menopausa, estou um muito nervosa ,principalmente depois da cirurgia ,pois esse iodo ,nao gostaria de ficar isolada,pois angustia de ficar só,gostaria que me falasse a respeito ainda vou ao oncologista,estou com medo de engordar mais!!! abraço obrigada

    ResponderExcluir
  4. Parabens pelo belíssimo blog. Tive o Carcinoma papilífero na tireóide, em março de 2010 submeti a uma cirurgia, foi um sucesso. EStou agora na etapa da revisão, fiz a dieta, tomei o iodo, e segunda-feira farei a PCI, acredito em Deus que tudo vai dar certo. Gostei mt do seu blog e gostaria de fazer um tambem semelhante posso? bjs jonespinheiro@hotmail.com
    Visita meu blog www.jonesetrilhas.blogspot.com Busquei mt a Deus na Natureza e Ele me deu o equilibrio e a fé.

    ResponderExcluir
  5. minha prima fez iodoterapia ela falou que tomo um comprimido que veio em uma maleta de chumbo isto esta coreto ajude mim por favor.

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita! Em breve responderei! DEUS te abençoe! Lu